Matemática e língua portuguesa são disciplinas importantes para entender a contabilidade, que é a ciência responsável por organizar as contas de uma empresa e registrar seus bens patrimoniais (como prédios, veículos e máquinas, entre outros). Além da matemática básica, que serve como ferramenta para calcular o lucro ou o prejuízo de uma empresa, o estudante aprenderá matemática financeira, utilizada para operações de financiamento e cálculo de taxas de juros, por exemplo. O aluno também vai conhecer quais são as regras da contabilidade e todas as leis que estabelecem o que as empresas podem fazer e quais impostos devem pagar. Na área de Informática, o estudante vai aprender a fazer planilhas e a usar programas de computador específicos para a contabilidade.
O técnico em Contabilidade pode trabalhar em diversos departamentos. No setor financeiro, por exemplo, pode elaborar relatórios financeiros, registrar transações contábeis e gerenciar o fluxo de caixa. Na área de contabilidade gerencial, pode preparar orçamentos, analisar custos e realizar o controle de despesas. No departamento fiscal, também pode calcular e apurar tributos, elaborar declarações fiscais e acompanhar a legislação tributária. No setor de auditoria, o técnico pode trabalhar verificando a conformidade das práticas contábeis e auxiliando na identificação de possíveis fraudes. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos contábeis, como balanços, balancetes e demonstrativos de resultados.
Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.
Noturno
1 (um) ano